SEJAM BENVINDOS AO GRUCONTO

Somos um serviço do Movimento Popular da COMSAÚDE. Nossa: Missão Lutar contra todo tipo de discriminação e preconceitos à pessoa humana. contatos: to.gruconto@yahoo.com.br







31 de dez. de 2009

PROJETO MOSTRA CULTURAL AFRO

A execução do Projeto MOSTRA CULTURAL AFRO, na cidade de PortoNacional, teve seu inicio efetivo em 10 de novembro/09, com a pré produção, compreendido pela mobilização e articulação das parcerias, dentre as quais as escolas públicas, entidades não governamentais e prestadores de serviços para materiais de divulgação e de infra estrutura para a realização das atividades do projeto. Foram realizadas sete oficinas em sete escolas Públicas Estaduais a saber:
1-Escola Estadual Custódia da Silva Pedreira – Dança Afro;
2-Escola Estadual Profa. Alcides Rodrigues Aires – Desfile da Beleza Negra;
3-Escola Estadual Profa. Angélica Ribeiro Aranha – Hip Hop;
4-Escola Estadual Marechal Artur da Costa e Silva – Desfile da Beleza Negra;
5-Escola Estadual Dr. Pedro Lúdico Teixeira – Teatro;
6-Escola Estadual Carmênia Matos Maia – Hip Hop
7- Centro de Ensino Médio Felix Camoa – Teatro.

Cada Oficina foram inscritos 20 alunos mais dois professores para acompanhar as atividades das oficinas, cujas oficinas foram ministradas por artistas capacitados para tal fim. Cada oficina teve a duração de 12 horas/aulas, com o compromisso de elaborar e montar uma performance de 10 a 15 minutos para apresentar na mostra do dia 10/12/2009 no palco do teatro do Colégio Sagrado Coração de Jesus (Porto Nacional). Em cada Oficina foi trabalhada e discutida com alunos e professores acompanhantes a lei 10.639/03 nos aspectos cultural, social, religioso e educacional, identificando as lideranças no grupo para uma possível fomentação da continuidade das atividades na escola.



MOSTRA – Dia 10, a partir das 17 horas, a Culminância de cada oficina se deu com apresentação de seus resultados no teatro do Colégio Sagrado Coração de Jesus, onde tiveram participação especial as Escolas Estaduais: Brasil, Dom Domingos carrerot, o Centro de Ensino Médio Prof. Florêncio Aires e a Cia. Cenação de Teatro de Porto Nacional, as apresentação foram para mais de 100 pessoas na platéia. Cada aluno e professor acompanhante receberam uma camiseta da Mostra Cultural Afro e cada escola recebeu um troféu personalizado da Mostra.

SEMINÁRIO - Dia 11/12/09 das 19 às 22 horas, no auditório da Diretoria Regional de Ensino de Porto Nacional, foi realizado o Seminário para discutir com professores a alunos de ensino fundamental, médio, universitários e entidades populares da cidade o tema “CULTURA E RELIGIOSIDADE DE MATRIZ AFRICANA”. O seminário teve como abertura uma bênção dos Orixás, coordenado pelos babalorixás e Ialorixás presentes. Em seguida a exebição de um documentário “A festa dos Orixás”, produzido apartir de um trabalho do Terreiro de Umbanda de Porto Nacional. Em seguida compôs-se a mesa de bertura com representante da COMSSAÚDE, GRUCONTO e DRE- de Porto Nacional – parceira neste evento, após este momento foi composta a mesa dos palestrantes. Contamos como palestrantes: Sra Ma. De Fátima Rosendo dos Santos – Ialorixá de Candomblé de Porto Nacional,; falou sobre os princípios do Candomblé e seus rituais. Sr. Torres Moreira da Silva – representante do Terreiro de Umbanda “mãe Iemanjá de Porto
Nacional”; Falou dos princípios da Umbanda e seus rituais; Sra. Valdomira Souza Chaves– Centro Espírita Caminheiro de Jesus de Porto Nacional falou sobre a doutrina espírita cardesista e sua codificação; Prof. Dr. Elizeu Lira – Núcleo de Estudos Urbanos-NURBA/UFT (Universidade Federal do Tocantins falou sobre territorialidade e cultura afro brasileira; Maria Luiza Barbosa da Silva – Coordenadora Estadual do Grupo de Consciência Negra do Tocantins GRUCONTO e Secretária Geral dos APNs–Agentes de Pastoral Negros, que falou sobre a lei 10.639/2003 e sua aplicabilidade nas escolas. A Professora Rosileide Ribeiro Rodrigues – foi a Mediadora da mesa de debate. Cada palestrante teve 15 minutos para abordar seus temas, após a exposição de cada palestrante abriu o espaço para o debate, onde fluiu alguns questionamento mais no sentido de curiosidade em busca de conhecimentos do assunto de religiosidade de matriz Africana a ser trabalho sob a luz da lei 10639/09.

ENCONTRO DE TERREIROS – No dia 12/12/09, a partir das 18 horas aconteceu o encontro das Comunidades de Terreiros da região de Porto Nacional, o local foi o Terreiro de Umbanda Mãe Iemanjá da Ialorixá Dona Jaciara, no setor Nacional (bairro periférico de Porto Nacional). Quatro terreiros de Umbanda e um de Candomblé se fizeram presentes, onde foi servido o jantar à moda dos terreiros, em seguida foi exibido o Filme “FESTA DOS ORIXÁS” cujo filme (DVD) foi produzido no Terreiro de Umbanda Mãe Iemanjá. Em seguida exibimos o filme “ALTAR DE PEDR CANGA”, que conta a história da Construção da Matriz Nossa Senhora das Mercês de Porto Nacional que teve inicio no final do século 19 e inaugurada em 1903. Terminada esta parte, seguiu a apresentação dos Terreiros presentes no encontro, com seus rituais e dando passes a quem interessasse. Contamos com a presença de mais de cem pessoas convidadas entre professores de escolas publicas do ensino fundamental, médio e universidades de Porto Nacional e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário