
1-Escola Estadual Custódia da Silva Pedreira – Dança Afro;
2-Escola Estadual Profa. Alcides Rodrigues Aires – Desfile da Beleza Negra;
3-Escola Estadual Profa. Angélica Ribeiro Aranha – Hip Hop;
4-Escola Estadual Marechal Artur da Costa e Silva – Desfile da Beleza Negra;
5-Escola Estadual Dr. Pedro Lúdico Teixeira – Teatro;
6-Escola Estadual Carmênia Matos Maia – Hip Hop
7- Centro de Ensino Médio Felix Camoa – Teatro.
Cada Oficina foram inscritos 20 alunos mais dois professores para aco
MOSTRA
– Dia 10, a partir das 17 horas, a Culminância de cada oficina se deu com apresentação de seus resultados no teatro do Colégio Sagrado Coração de Jesus, onde tiveram participação especial as Escolas Estaduais: Brasil, Dom Domingos carrerot, o Centro de Ensino Médio Prof. Florêncio Aires e a Cia. Cenação de Teatro de Porto Nacional, as apresentação foram para mais de 100 pessoas na platéia. Cada aluno e professor acompanhante receberam uma camiseta da Mostra Cultural Afro e cada escola recebeu um troféu personalizado da Mostra.



Nacional”; Falou dos princípios da Umbanda e seus rituais; Sra. Valdomira Souza Chaves– Centro Espírita Caminheiro de Jesus de Porto Nacional falou sobre a doutrina espírita cardesista e sua codificação; Prof. Dr. Elizeu Lira – Núcleo de Estudos Urbanos-NURBA/UFT (Universidade Federal do Tocantins falou sobre territorialidade e cultura afro brasileira; Maria Luiza Barbosa da Silva – Coordenadora Estadual do Grupo de Consciência Negra do Tocantins GRUCONTO e Secretária Geral dos APNs–Agentes de Pastoral Negros, que falou sobre a lei 10.639/2003 e sua aplicabilidade nas escolas. A Professora Rosileide Ribeiro Rodrigues – foi a Mediadora da mesa de debate. Cada palestrante teve 15 minutos para abordar seus temas, após a exposição de cada palestrante abriu o espaço para o debate, onde fluiu alguns questionamento mais no sentido de curiosidade em busca de conhecimentos do assunto de religiosidade de matriz Africana a ser trabalho sob a luz da lei 10639/09.
ENCONTRO DE TERREIROS – No dia 12/12/09, a partir das 18 horas aconteceu o
encontro das Comunidades de Terreiros da região de Porto Nacional, o local foi o Terreiro de Umbanda Mãe Iemanjá da Ialorixá Dona Jaciara, no setor Nacional (bairro periférico de Porto Nacional). Quatro terreiros de Umbanda e um de Candomblé se fizeram presentes, onde foi servido o jantar à moda dos terreiros, em seguida foi exibido o Filme “FESTA DOS ORIXÁS” cujo filme (DVD) foi produzido no Terreiro de Umbanda Mãe Iemanjá. Em seguida exibimos o filme “ALTAR DE PEDR CANGA”, que conta a história da Construção da Matriz Nossa Senhora das Mercês de Porto Nacional que teve inicio no final do século 19 e inaugurada em 1903. Terminada esta parte, seguiu a apresentação dos Terreiros presentes no encontro, com seus rituais e dando passes a quem interessasse.
Contamos com a presença de mais de cem pessoas convidadas entre professores de escolas publicas do ensino fundamental, médio e universidades de Porto Nacional e alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário