SEJAM BENVINDOS AO GRUCONTO

Somos um serviço do Movimento Popular da COMSAÚDE. Nossa: Missão Lutar contra todo tipo de discriminação e preconceitos à pessoa humana. contatos: to.gruconto@yahoo.com.br







10 de jan. de 2010

SOBRE A COMSAUDE

BREVE HISTÓRICO DA COMSAÚDE

A COMSAÚDE - Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação é uma organização Não Governamental, fundada em 10 de junho de 1969, e que executa programas nas áreas de saúde, educação, cultura e desenvolvimento comunitário na cidade de Porto Nacional e Palmas no Estado do Tocantins.
A entidade foi criada por um grupo de jovens profissionais da área de saúde que, em 1968, vieram trabalhar em um hospital do estado de Goiás, Unidade Mista de Saúde de Porto Nacional, Esse grupo sentiu necessidade de oferecer à comunidade um trabalho mais amplo de promoção humana, passando então a atuar em programas de co
mbate as verminoses, recuperação nutricional, melhoria de habitação, cursos profissionalizantes, educação pré-escolar, estímulo, ao artesanato e comunicação popular. Outros profissionais se juntaram ao grupo inicial, como educadores, assistente social, agrônomo além de pessoas da comunidade que passaram a fazer parte do quadro de sócios da COMSAÚDE.
Com o desenvolvimento dos trabalhos, organizaram-se centros Comunitários nos bairros periféricos, Associação dos artesãos e Sindicato dos
Trabalhadores Rurais.
Ao completar 40 anos a COMSAÚDE realiza diversos projetos e ações, elencados em 4 setores prioritários: Saúde, Educação, Articulação Popular e Comunicação e Cultura. Em todos esses projetos tem se destacado pelo apoio e incentivo ao desenvolvimento local das comunidades pobres e ações de inclusão social, valorização da cultura e promoção da qualidade de vida.
Priorizando o público excluído do processo econômico, social e politico, sendo espaço de articulação e organização social, atuando como entidade incubadora de diversas iniciativas sociais.


Setores da Comsaúde

SAÚDE:
O setor é composto pelos seguintes serviços: Centro de Saúde, Hospital Padre Luso, FAS, Hanseníase, Centro de Recuperação Nutricional Infântil - Luzia da Silva, tendo como prioridades: educação, prevenção, recuperação nutricional, tratamento de hansenianos e sobretudo a mobilização da população em torno dos seus direitos compreendendo que “saúde é capacidade de luta”.

ARTICULAÇÃO POPULAR:
É o setor que estabelece uma relação direta com as lideranças comunitárias promovendo ações de geração de renda e dando visibilidade ao comércio justo e solidário

EDUCAÇÃO
É o setor que além da educação formal promove ações de educação popular oferecendo escola para a juventude camponesa usando a metodologia da pedagogia da alternância, organiza a comunidade em torno dos seus direitos e da condição para as equipes dos serviços da COMSAÚDE ter uma visão contextualizada da realidade.

COMUNICAÇÃO E CULTURA:
É o setor que tem ações direcionadas para o resgate e conservação da cultura popular, promoção da igualdade de direitos dos afro-desecendentes e organização da juventude

Serviços da Comsaúde

Hospital Padre Luso - Funciona em Palmas – TO, tendo como eixo de atuação a educação e prevenção, buscando na medicina preventiva e social, ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, através de medidas de alcance coletivo e de motivação para a população.

Centro de Saúde - Tem o objetivo de promover saúde e é um centro de referência para as unidades básicas de saúde de Porto Nacional e onze municípios desta regional.

Hanseníase - É o serviço que promove ações de prevenção e tratamento de portadores de hanseníase em Porto Nacional e região.

FAS - Fitoterapia e Alimentação Saudável - Incentivo ao uso de fitoterápicos e práticas alternativas de alimentação.

CERI - Centro de Recuperação Nutricional Infantil Luzia da Silva - Visa promover ações de redução de casos de desnutrição infantil, em crianças de 0 a 6 anos.

Ação Comunitária - É o serviço que estabelece uma relação direta com as lideranças comunitárias promovendo ações de geração de renda e dando visibilidade a economia solidária.

Centro das Crianças Drª Heloisa Lotufo Manzano - Têm como principal finalidade melhorar a qualidade de vida das pessoas entre elas crianças, adolescentes, mulheres e a comunidade local em geral por meio de atividades sócio-culturais, educacionais e geração de renda que contribuem para a capacitação e valorização dos mesmos.

Formação - É o serviço que promove ações de educação popular e formação entre os serviços da entidade.

EFA - Promove o acesso do jovem camponês a escola, utilizando a pedagogia da alternância e incentiva o processo produtivo sustentável como fonte de renda, aprimorando as atividades da agricultura familiar,permitindo que as pequenas propriedade sejam viáveis economicamente.


COMJOVEM - É o serviço que promove ações de integração da juventude.

GRUCONTO - Grupo de Consciência Negra do Tocantins - wwwgruconto.blogspot.com atua no combate ao racismo e qualquer tipo de preconceito, promover valorização da cultura negra e do negro no Brasil. O GRUCONTO, foi criado no dia 05/de outubro de 1995 por ocasião das comemorações dos 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares. É um segmento do movimento social e cultural do Estado. É constituído por uma coordenação Estadual e cinco núcleos regionais (Brejinho de Nazaré, Miranorte, Miracema, Porto Nacional e Palmas). Trabalha e acompanha a população afro-brasileira nas comunidades rurais e urbanas através de ações educativas em formações pedagógicas de professores e lideranças comunitárias nas lutas pela implementação de politicas públicas que lhes sejam benéficas. Sua principal missão é lutar contra todo tipo de discriminação e preconceito à pessoa humana, principalmente a população negra. Nacionalmente o GRUCONTO é filiado aos APNs - Agentes de Pastoral Negros - http://www.apnsbrasil.org/
O GRUCONTO, é um setor do Movimento popular e cultural da COMSAÚDE – Comunidade de Saude, Desenvolvimento e Educação, com sede na cidade de Porto Nacional. Que neste ano de 2010 completa 41 anos de fundação e trabalhos initerruptos em defesa da população menos favorecida socialmente.

Tambores do Tocantins - É o serviço que contribui com a preservação da cultura espontânea, praticada tradicionalmente pelo povo desta e de outras regiões do Brasil, especificamente na área de percussão
.

Um comentário: