SEJAM BENVINDOS AO GRUCONTO

Somos um serviço do Movimento Popular da COMSAÚDE. Nossa: Missão Lutar contra todo tipo de discriminação e preconceitos à pessoa humana. contatos: to.gruconto@yahoo.com.br







24 de out. de 2010

PORTO NACIONAL REPRESENTA TOCANTINS NO PARLASUL JUVENIL

Prof. Oidê Carvalho, com alunos que coordenou n o evento
O professor Oidê Carvalho de Moura (História e Filosofia) e o estudante Isac dos Santos Maciel (3º MB 14), ambos do CEM Florêncio Aires de Porto Nacional-TO, representaram o Tocantins no 1º Parlamento Juvenil do MERCOSUL realizado em Montevidéu no Uruguai de 16 a 19 de Outubro de 2010.
Jovens de Brasil, Argentina, Colômbia, Bolívia, Paraguai e Uruguai aprovaram uma declaração conjunta do Parlamento Juvenil do MERCOSUL, no qual instaram a inclusão obrigatória no ensino médio dos idiomas oficiais do bloco e de sua história recente.
Reunidos na sede administrativa do MERCOSUL, os jovens pediram "a inclusão do ensino de idiomas oficiais" dos países integrantes do bloco - espanhol e português -, sem mencionar o guarani, uma das línguas-mãe do Paraguai.
Defenderam, ainda, a "integração de todos os alunos, independentemente de sua classe social, etnia e/ou capacidade" a um "orçamento equitativo para a educação" e à implementação de "equipes multidisciplinares com psicólogos e pedagogos" para fazer o acompanhamento educativo.
Os jovens pediram, ainda, "o tratamento de temáticas relacionadas com o passado recente da América Latina", entre elas os "golpes de Estado", a criação de projetos "para a preservação do meio ambiente" e incrementar a "educação sexual".
Reunidos sob o lema "A Escola média que queremos", assistiram ao encontro mais de 100 estudantes dos quatro países-membros plenos do MERCOSUL (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), e de Colômbia e Bolívia, associados ao bloco regional.
Os estudantes exigiram a institucionalização do Parlamento Juvenil e traçaram outras pautas orientadas a potencializar o sistema educativo, tais como "garantir a educação pública, obrigatória, laica e gratuita", ao mesmo tempo em que solicitaram ferramentas de "orientação vocacional" e a "criação de novas carreiras técnicas".
A declaração foi apresentada na sessão plenária do Mercosul, da qual participarão os ministros das Relações Exteriores de Brasil, Celso Amorim; Argentina, Héctor Timerman; Paraguai, Héctor Lacognata; e Uruguai, Luis Almagro mais o presidente do pais anfitrião, Jose Mojica.
O Parlamento Juvenil do MERCOSUL é um projeto organizado pelos Ministérios da Educação dos Estados-membros do bloco e conta com o apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA), UNICEF e UNESCO.

Um comentário:

  1. Valeu Oidê,
    Participar de um evento como esse é um grande orgulho para nossa Porto Nacional.
    Parabéns!

    ResponderExcluir